Skip to main content

Sistema de Gestão Ambiental e Social (ESMS)

Sistema de Gestão Ambiental e Social (ESMS)

A equipe AmbGis tem uma vasta experiência no desenvolvimento de Sistemas de Gestão Ambiental e Social, incluindo vários trabalhos de adoção do recente Quadro Ambiental e Social da IFI. A experiência abrange desde a análise institucional, capacidade de gestão ambiental e social das agências executoras, a definição de políticas ambientais e sociais, determinação do quadro de recursos humanos e redes de apoio (supervisão sócio-ambiental, consultorias especializadas, due diligences), o estabelecimento de metodologia de rastreio, classificação e âmbito das avaliações ambientais e sociais para projetos do programa, indicação de metodologias, melhores práticas, plano de monitorização e avaliação.

A experiência recente incorpora a preparação de Sistemas de Gestão Ambiental e Social para Programas como "PROMORAR” em Recife, "PRAEB 2" em Florianópolis, "PROSAJ" em Joinville, "Infra Rodoviária Ceará", entre outros.

Como premissa, os SGAS desenvolvidos incluem metodologias para gerenciar riscos e impactos ambientais e sociais de forma sistemática e estruturada de modo contínuo, e com conceitos e processos aderentes à estrutura e filosofia organizacional de cada agência executora ou mutuário. 

Histórias de sucesso destas práticas, são observadas em experiências como a Companhia Águas de Joinville (CAJ) que já tem adotado as diretrizes e adaptado a sua estrutura para uma evolução organizacional do ponto de vista da gestão socioambiental e do cumprimento de políticas e quadros internacionais. 

É de salientar que todos os SGAS desenvolvidos pela equipe da AmbGis, incorporam os elementos definidos nas Normas de Desempenho Ambiental e Social de IFI, que inclui a preparação e resposta de emergência, plano de envolvimento das partes interessadas, procedimentos e compromissos de monitoramento e revisão, triagem e classificação de projetos.